Linhas de Esquerda
O blog da "resistence" ao poder estabelecido, "Fachó-Chic"


quinta-feira, julho 31, 2003  

Encerrado para férias

posted by JAK | 9:22 da manhã



terça-feira, julho 29, 2003  

RAP show

No Levanta-te e Ri, encontro o RAP. Para além de ser a primeira vez que não me levantei e... ZAP, change channel, cheguei mesmo a sentar-me e a me rir. Para além de um certo nervosismo que tem de ser melhorado subscrevo por inteiro este post do Zé Mário. Para quando o "The RAP show"

posted by JAK | 12:36 da manhã



segunda-feira, julho 28, 2003  

A César....

Hoje, no Telejornal, veio mais uma reportagem sobre blogues. Nada de novo. Excepto: o facto de os bloguers do Desejo Casar, atribuírem a Pacheco Pereira a génese da blogosfera. Escrevo este post na tentativa de repor a verdade e honrar os verdadeiros padroeiros deste nosso mundo cibernético. Não nego que no presente o Pacheco Pereira é o ?escroto? da blogosfera e que alcançou um estatuto de blogue de referência e de veneração tanto pelo seu nome, por pura bajulação de vários bloguers ou na simples tentativa de obter alguma publicidade por quem agora começa a blogar. Mas dizer que o Pacheco Pereira é o patriarca da blogosfera é dizer que os pais dos Babby Boomers são os patriarcas dos EUA. Ambos fizeram aumentar os números mas não criaram nada. A César o que é de César, e aqui presto homenagem aos nossos fauding bloguers: Coluna Infame, Blogue de esquerda e Marretas.
A primeira vez que ouvi falar de blogues foi quando ouvi os nomes de Mexia, Lomba, Zé Mário, o seu mano e de uns bonecos de peluche exilados lá para as Beiras. Depois de alguma resistência a uma feroz investida do meu melhor amigo algo pseudo-intelectual(classe sempre suspeita), que durante três semanas me falou(azucrinava-me o juizo) dos fabulosos combates políticos e ideológicos que se travavam entre Coluna Infame e Blogue de Esquerda(com mais do que com a simples e arrogante argumentação que se usa hoje em dia) e da ironia inteligente dos divertidos Marretas, cedi e li. Foi paixão à segunda(primeiro tive que engolir o Pereira Coutinho). Eu que nunca tinha me dado ao trabalho de ter uma pasta de ?favorites? no meu PC rapidamente criei a pasta dos blogs. E não fui com certeza o único. Eles moldaram a blogosfera tranformando-a não num espaço de diários pessoais e voyerismo(como acontece em muitos outros sítios), mas num espaço de confronto político e de divulgação cultural que tanto precisávamos. Eram eles os tough guys of the block, que todos tentavam enfrentar de modo a ganhar reconhecimento blogosférico. Era com eles que queríamos discutir a toda a hora. Eram eles que nos prendiam ao computador pela sua inteligência, qualidade de escrita e sentido de humor. Foram bons velhos tempos.
Como quem casa cedo demais o divórcio foi inevitável. Como em todos os divórcios litigiosos quem se lixa são sempre os putos. Neste caso fomos todos nós.

posted by JAK | 3:19 da tarde



sexta-feira, julho 25, 2003  

Nojo

Passado 8 anos um professor do CIDEC vem levantar suspeitas sobre Ferro, Vieira da Silva e Paulo Pedroso. E as pessoas ainda dizem para se deixar a justiça seguir o seu rumo. O problema é saber qual é esse rumo e quem é que o está a escolher.

posted by JAK | 2:20 da tarde



quinta-feira, julho 24, 2003  

Não demorou muito

Um dia. Os EUA não aguentaram e mostraram fotografias bárbaras dos filhos de Sadham. Vá lá. Pelo menos não espetaram as suas cabeças em praça pública.

posted by JAK | 7:49 da tarde

 

PC the sailor-man

Por vezes um bom marinheiro toma conta do barco. É o caso do PC com o seu post AS DUAS AMÉRICAS.

Muito bom

posted by JAK | 2:20 da tarde

 

O dilema

Como provar a morte de Usay e Qusay? Devem estar a ter reuniões na Casa Branca sobre este assunto antes mesmo da morte deles. Se passearem os seus corpos em praça pública ao bom estilo das cowboyadas do Oeste serão imediatamente catalogados de bárbaros sanguinários. Se não o fizerem será difícil que a população pouco informada do Iraque alguma vez acredite no inimigo Americano. Penso que vão preferir a primeira hipótese. Tanto trabalho e nenhum reconhecimento! How un-american.

posted by JAK | 10:21 da manhã



quarta-feira, julho 23, 2003  

Marketing Manager procura-se

Porque é que dizem mal de mim? Porque é que me odeiam? Porque é que ninguém gosta de mim?
Nos breves minutos por dia em que o cérebro de GW Bush dá sinal de alguma actividade, estas bem podem ser algumas das perguntas que com dificuldade ele consegue formular. Não que ele se importe com as respostas, mas como animal semi-irracional ele questiona-se sobre várias coisas, tais como o significado da sua inicial do meio, porque é que não pode usar botas de cowboy em jantares oficiais ou mesmo como é que conseguiu chegar a Presidente dos EUA. Se nestas últimas ele ainda se esforça para chegar a uma conclusão sem ajuda, nas primeiras ele têm à sua disposição um batalhão de especialistas na matéria. No entanto o resultado não tem sido famoso.
A resposta a estas perguntas resume-se numa palavra: Arrogância. Arrogância ao fugir do TPI. Arrogância ao chantagear para conseguir a imunidade dos seus soldados perante o TPI. Arrogância ao aprisionar durante meses seres humanos sem direito a defesa, visitas ou a qualquer hipótese de apelo. Arrogância ao ser juiz e júri num processo que, é certo, levará os acusados à execução por injecção letal. Arrogância ao prosseguir uma campanha militar violando todas as leis internacionais Arrogância ao intervir seguindo apenas a sua agenda pessoal. Arrogância dao fazê-lo apenas porque têm mais armas de destruição massiva que todos os outros países juntos.
Arrogância ao fazê-lo apenas porque é o mais forte.

posted by JAK | 3:06 da tarde

 

NEXT!!!!

A dada altura, na conferência de imprensa para a confirmação das mortes de Usay e Qusay, um repórter inglês pergunta porque é que com tamanho aparato militar e com a possibilidade de os capturar vivos para serem julgados em tribunal, as tropas americanas resolveram entrar e matar todos os ocupantes da casa. Resposta do Tenente Coronel Sanchez(chefe militar): NEXT QUESTION PLEASE!!!!!

Elucidativo.

posted by JAK | 1:55 da tarde

 

Não à regionalização?

Lei no Correio da Manhã que o Presidente da Câmara de Faro se sente "apunhalado nas costas" pela GNR local. O excesso de zelo da Brigada, diz ele, deu uma má imagem da cidade.
Já estou a imaginar as capas dos jornais para o próximo ano: Algarve ás moscas, os turistas não vêm a Portugal porque as nossas forças policiais são eficientes demais.
Da próxima vez que um policia me multar por estacionamento ilegal ou excesso de velocidade acuso-o de abuso de autoridade.

posted by JAK | 1:45 da tarde

 

Quanto vale uma vida humana II

Repugnam-me personagens como as de Uday e Qusay. Penso que caracterizam tudo o que há de mau no homem. São pessoas que matam, torturam e humilham para seu belo prazer. Imagino-me sempre no lugar da vítima de tais maus-tratos, a revolta e o nojo sentidos. Mas ao contrário desses animais eu dou valor à vida. Eu dou valor à dignidade humana. De todos os seres humanos! Por isso faz-me confusão a forma leviana como são tratadas todas as mortes. Especialmente aqueles que implicam a morte de uma criança de 14 anos. Não estou de todo triste pelos dois. Mas fogo de artificio e festejos múltiplos por parte dos executantes(não me ocorre outra palavra para quem mata 4 pessoas cercadas) fazem-me confusão.

posted by JAK | 12:00 da tarde

 

Quanto vale uma vida humana

Ao bom estilo economicista da escassez de bens e das mais modernas teorias americanas do bem-estar ela anda à volta dos 13 milhões de Dólares. 26 milhões de Dólares é quanto vai receber o dono da casa que albergava os rebentos de Sadham. No Ritz, a estadia deve ser mais barata e não se revela os nomes dos clientes.

posted by JAK | 10:59 da manhã

 

Razões porque não sou nem religioso nem de direita

A Voz da América e agora da homofobia alertou-me para um post do beato cá da blogosfera. Esta maravilha do pensamento conservador português reza assim:

Preocupa-me a forma obsessiva como a homossexualidade tem vindo a ser promovida na sociedade portuguesa nestes anos mais recentes, sendo apresentada de forma romantizada, como um estilo de vida alternativo, bom, agradável e perfeitamente aceitável, num logro propagandistíco que tem como vítimas principais os mais jovens, ainda em período de formação de ideias. Ora, essa visão da realidade homossexual é altamente falaciosa: de facto, a homossexualidade só pode ser encarada do modo como tradicionalmente sempre o foi até ao retrocesso civilizacional da actualidade, isto é, como um comportamento grave e profundamente desordenado, não só com seríssimas consequências físicas para os seus praticantes, mas também como uma óbvia ameaça à estabilidade e futuro da própria sociedade. Na verdade, os próceres do homossexualismo sistematicamente ocultam que esta prática, para além de ser responsável pelo alto grau de incidência de sida entre os homossexuais (é certo que em números absolutos há mais heterossexuais seropositivos do que homossexuais nas mesmas condições, mas esses números também têm de ser aferidos cotejando-se a proporção de seropositivos em relação ao total suposto de membros de cada um dos dois grupos na população) e pela ocorrência de toda uma série de outras doenças sexualmente transmissíveis, das quais se destaca a tradicional sifílis, é também culpada por um inusualmente elevado número de cancros da região recto-anal, bem como de diversíssimos casos de relaxamento dos músculos esfincteres, os quais acarretam situações mais ou menos graves de incontinência fecal. O balanço final desta situação é uma esperança média de vida de cerca de menos vinte cinco anos para os homossexuais em relação aos heterossexuais. Assim, para além da circunstância de a homossexualidade constituir um grave factor de dissolução social que põe em causa a continuidade da existência da sociedade tal como a conhecemos a médio e longo prazo, impedindo nomeadamente a renovação geracional, e também pelos óbices que a sua prática reiterada acarreta, não pode nem deve o Estado dar cobertura legal a um comportamento desse tipo, perverso, gerador de gravosas e irreversíveis sequelas. É claro que o homem é livre, a sua peculiariedade reside mesmo no facto de poder fazer escolhas, e, como tal, não propugno que dois adultos que se envolvam numa relação homossexual voluntariamente consentida sejam perseguidos criminalmente; porém, esse facto não pode servir exactamente para justificar o oposto, ou seja, proteger com a letra da lei um estilo de vida que objectivamente é mau, e muito menos, consentir distorsões morais do casamento e da família. Como já adivinharam, com este texto, assumo a minha solidariedade com o Prof. João César das Neves, no seu solitário e corajoso combate de ideias.

Quando uma pessoa pensa que algo está a mudar.....

posted by JAK | 10:42 da manhã



terça-feira, julho 22, 2003  

Alzheimer

O representante da delegação portuguesa da Voz da América, Valete de Fratres, repete-nos já por três vezes as declarações do Dr. Kelly. Serão elas mais reveladoras à terceira vez? Eu sei que nem todos temos um QI de 136 mas penso que todos compreendemos logo à primeira onde queria chegar.

Em vez disso poderia comentar as declarações do representante da UNESCO de visita ao Iraque que afirma não serem apenas 33 vasos que desapareceram do museu de Bagdad (como tão prontamente divulgou a administração americana e as delegações da Voz da América espalhadas pelo mundo inteiro) mas sim mais de 2000 peças que estariam guardadas nos seus armazéns. Será que quando fala em ?media bias? se refere a estas frases escritas no seu blogue? ?AS ÚLTIMAS SOBRE O RESGATE DA SOLDADO LYNCH E O CRIME CULTURAL DO SÉCULO: the truth is over here? "...the losses seem to be less severe than originally thought? All Along, Most Iraqi Relics Were 'Safe and Sound' "

Se nem mesmo o Valete é imparcial no seu serviço noticioso em quem podemos confiar? Que jornais comprar?

Sinto-me perdido!

posted by JAK | 3:39 da tarde

 

Black hawk deseption
Nas ruas de Monróvia decorre uma guerra sem quartel. Centenas ou milhares de tropas, homens ou crianças descalças trocam tiros soltos sem alvo fixo. Homens, mulheres, crianças inocentes correm de um lado para o outro só para se aperceberem que estão cercadas. Os linchamentos, execuções, simples enganos que levam a morte a um inocente prosseguem há dias. Dos céus pintados de fumo houve-se um som constante. Ele aproxima-se do local maldito. Por uns instantes, a confusão permite a calma. O som da morte deixa-se de ouvir quando rompe nos ares o temido Black Hawk. Os assassinos tremem, lágrimas de esperança inundam os rostos dos que rezam pela paz. De súbito o helicóptero apressa-se para o chão saem 200 Marines para dentro da Embaixada Americana e a carnificina continua.
Se querem ver finais bonitos, vão ao cinema.

posted by JAK | 11:30 da manhã



segunda-feira, julho 21, 2003  

Vacas sagradas só na Índia
Porque é que não se pode criticar a justiça? Porque é que não se pode pensar a justiça? Porque é que não se pode criticar os magistrados? Serão os magistrados pessoas melhores que nós? Serão dotados do olho da justiça? Serão infalíveis na procura da verdade? Serão imunes à fama e às agendas particulares? If you kick them in the balls will they not cry? Quando os próprios se auto-criticam, quando as suas decisões são escandalosamente estranhas, quando as liberdades são ameaçadas, quando as escutas se tornam banais, quando os magistrados andam nos telejornais como vedetas mediáticas, há algo de podre no reino judicial português. Dizem-nos que devemos ficar especados a ver e esperar. Eu digo bardamerda.

posted by JAK | 9:58 da manhã

 

Benfica está mais fixe
Em Monsanto, na zona de Benfica, abriu um quiosque no meio do parque. Não tem muita coisa mas é agradável para descansar as pernas de uma imaginária sessão de jogging. Mas não é só. Perto da rua dos Soeiros abriu ao público uma antiga quinta que também possui um café. O espaço ainda não está arranjado, mas diz quem já lá foi (e normalmente sabem o que dizem) que é muito simpático. Nestes dias solarengos, já temos mais alternativas para fugir às bichas da Costa.

posted by JAK | 9:29 da manhã



sexta-feira, julho 18, 2003  

Dor de cotovelo.
Após revelar manifesta incompetência na condução da entrevista a Ferro Rodrigues, Sérgio Figueiredo dispara no seu jornal que O Secretário Geral é cada vez menos uma alternativa a este governo. Quando se quer ter a razão.....

posted by JAK | 2:40 da tarde

 

Sit Bubu sit, good dog II

Quando na direitóesfera só se diz bem de Tony "poodle" Blair, o que pensar do homem?

posted by JAK | 2:32 da tarde

 

Coisas que me fazem rir

«O Liberalismo - é bom recordá-lo nos dias de hoje - é a forma suprema da generosidade»

José Ortega y Gasset
(Lido em Catalaxia)

posted by JAK | 2:24 da tarde

 

Razões porque não compro O Independente

Inês Serra Lopes

Sim, é só esta!

posted by JAK | 2:10 da tarde

 

Sit Bubu sit, good dog

O mais famoso correspondente da Voz da América em Portugal, Valete de Fratres, transcreve um discurso arrepiante de submissão fanática à administração Bush feito por Tony Blair. Até quando os direitos humanos de cidadãos Ingleses são postos em causa, ele não ladra como um bom cão que é. Hoje em dia faz-se de tudo para ganhar uma medalha de ouro.
A ultima frase lê-se: That's what we're fighting for, and it's a battle worth fighting...
And our job...is to be there with you. You're not going to be alone. We will be with you in this fight for liberty.
We will be with you in this fight for liberty. And if our spirit is right and our courage firm, the world will be with us."

É o discurso do quero posso e mando. Quantos são, quantos são? Eles que venham!

PS- Devido a uma gralha, onde se lê,”the world will be with us." deve-se ler the world will be ours.

posted by JAK | 2:03 da tarde

 

Outra vez os bons e os maus
Ainda no outro dia um Espectador muito Comprometido dizia que só havia israelitas bons e que os grandes opositores à paz eram os palestinianos e que não havia um que reconhecesse a legitimidade ao Estado de Israel. São os próprios israelitas que o contradizem neste artigo.

posted by JAK | 10:40 da manhã



quinta-feira, julho 17, 2003  

Vergonha, Vergonha

Eu não percebo nada de direito mas sei o que é justo. Segundo o Público online, uma decisão do Juiz Rui Teixeira(antes de sair do TIC) vai impossibilitar a avaliação do recurso de Paulo Pedroso pelo Juiz Trigo Mesquita. Portanto, um juiz apenas pode sentenciar um homem, presumivelmente inocente, a anos de prisão sem ninguém poder fazer nada nem o próprio "acusado" de argumentar contra as alegações que o incriminam. A prisão Preventiva no seu melhor.

posted by JAK | 4:38 da tarde

 

Porque hoje é Quinta

Tenho que trabalhar. Hoje fica o dia dos leitores. Real Escreve tudo o que quiseres que eu posto.

posted by JAK | 9:39 da manhã



quarta-feira, julho 16, 2003  

Ferro Barisnicov
O Jaquinzinhos falou num baile na SIC notícias. Tive oportunidade de ver a repetição das actuações. Dou de barato o "manigâncias afair" mas de baile não vi nada. Acrescento, o Sérgio Figueiredo está para bailarino como o PIPI para beato.

posted by JAK | 2:34 da tarde

 

Eles que são pretos que se entendam.

Gostava de ver o Sr. Durão Barroso a ter uma atitude, em relação ao golpe de estado em S. Tomé, tão firme como teve no ataque ao Iraque. Como é que irá reagir o Governo à deposição de um governo democraticamente eleito por uns pulhas ávidos de poder e dinheiro. Não haverá razão suficiente para enviar uma força internacional para a restauração da democracia no arquipélago?
Ainda por terras de África, é de estranhar a passividade e indiferença demonstrada pelos EUA e por todos os bloguers na questão da guerra civil na Libéria. Será que a protecção da população indefesa e dos direitos humanos nesse país é uma razão menos nobre para a intervenção do que um saque petrolífero? E as provas existem e estão à vista de todos.

PS- Talvez o Valete de Fratres ainda venha para ai dizer que as imagens transmitidas pelas televisões fazem parte de uma campanha difamatória contra os EUA.

posted by JAK | 2:26 da tarde

 

O emplastro

Não compreendo! Todos dizem mal da televisão actual. Todos dizem mal da qualidade dos seus programas. Todos dizem mal do Herman. Todos dizem mal do emplastro. Todos viram o Emplastro no Herman nesta merda de televisão que temos.
Não têm mais nada para fazer na vida. Vão ao PIPI que sempre é mais divertido.

PS- Hoje em dia até o Canal Saúde é mais divertido que o Herman.

posted by JAK | 11:14 da manhã

 

Chulo

Descobri agora no Correio da Manhã que o Oliveira ainda tem contrato com a Federação até 2004. Tudo para não chatear a Olivedesportos.

posted by JAK | 10:05 da manhã



terça-feira, julho 15, 2003  

GGGRRRRRR

No meu percurso ferroviário interminável, de 3 minutos, entra a minha casa e o meu trabalho ainda tive tempo de ler esta regra da CP(mais ou menos assim): "É proibido o acesso, à plataforma ou às carruagens, a pessoas que pelo seu aspecto ou actos praticados possam provocar repulsa ou incómodo nos restantes passageiros."
Ainda bem que os nossos deputados não compram o Passe Social com o dinheiro que para tal lhes é atribuído. A grande MAIORIA ia toda porta fora.

PS- Se apanhasse o beto culto do Complot no comboio era eu que estava fodido(se não tivesse o meu disfarce de trabalho).

posted by JAK | 2:07 da tarde

 

Reforma antecipada

O que faz um jogador com o curriculum do Edmilson assinar pelo Portimonense?

R: Rocha, tasca do Xico, Catedral, Klube, Libertos, Kiss, Champagne Algarve, Casa Branca, Capítulo V, Lagos????

posted by JAK | 10:13 da manhã

 

Marchê Marchê
Num país com tanto para mostrar ao mundo, o maior evento do dia comemorativo desse país é uma parada militar. Quando ainda se medem os países pelo número dos seus tanques e militares, o mundo ocidental ainda tem de andar muito até lhe podermos chamar civilizado. O Chirac, quando passaram os aviões, ainda deve ter pensado que eram os yakees a confundi-lo com o Sadham dos bons velhos tempos.

posted by JAK | 9:29 da manhã



segunda-feira, julho 14, 2003  

Demasiado Comprometido Nas diversas reacções blogosféricas ao artigo de opinião de Margarida Santos Lopes a que mais me chamou a atenção foi a do Comprometido-Espectador. Não só por ser o mais longo mas porque fala em falsas verdades, mentindo ele próprio no seu texto.

Sempre que um cronista escreve um texto contra o Governo de Israel fala-se logo de enviesamento da linha editorial e da omissão de factos e do uso de meias verdades. Em Israel e nos EUA existem mesmo claras agressões aos direitos dos jornalistas e perseguições a quem escreve notícias condenatórias das políticas do Governo israelita em relação ao povo palestiniano. A própria CNN foi forçada a mudar a sua linha editorial por pressões do todo-poderoso loby pró-israelita. Por cá, a mais conhecida empregada do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Esther Muznick, tem direito a uma página inteira para debitar propaganda pró-israelita mas não vejo ninguém a criticar esse facto nem a darem o mesmo espaço a um palestiniano para contra argumentar com propaganda pró-palestiniana.
Em relação às mentiras e falsas verdades, oComprometido bloguer, como todos que escrevem sobre este interminável conflito, puxa igualmente a brasa à sua sardinha. Em primeiro, a criação do Estado de Israel foi criado à bomba recorrendo a diversos actos terroristas, perpetrados por grupos sionistas, contra a potência ocupante. Em segundo, só não vê quem não quer que a política do Estado israelita ao longo dos anos tem sido de expansão territorial, controlo dos reservatórios aquíferos e de território agrícola. Em terceiro, não é só o Primeiro-Ministro palestiniano que defende o direito de existência do Estado de Israel. O problema é que só se ouve nas notícias os radicais islamitas e nunca o povo palestiniano.
Por ultimo o comprometido interroga-se: ?É coisa que nunca percebi: numa região assolada por ditadores e miséria, porque é que se ataca sempre o único oásis de prosperidade e democracia na região??

Se os EUA dessem o mesmo nível de ajudas aos países vizinhos que dá a Israel talvez houvesse mais países prósperos e menos ditadores. Mais, a uma democracia exige-se mais que a um Estado sem lei nem roque. É nos mais fortes que reside a esperança da paz e nunca nos mais fracos.

posted by JAK | 4:03 da tarde

 

Golias e os Liliputianos

"Numa visita em Melbourne, Ramos Horta (na foto) apelou a Camberra para que levante os avisos de eventuais ataques terroristas em Timor, pois tais avisos estão a destruir a tentativa de promoção do turismo timorense."

"Ramos Horta diz ainda que pondera a possibilidade de aconselhar os timorenses a evitarem viagens para os Estados Unidos e a Austrália, como forma de retaliação. "

A seguir o quê? Um embargo aos EUA?

posted by JAK | 10:24 da manhã



sexta-feira, julho 11, 2003  

Recordista absoluto
Um dos post´s do meu pipi contabilizava pelas 16h45m 376 comentários. Fico espantado com o quanto que há a comentar sobre um post intitulado "AS ERUPÇÕES CUTÂNEAS E A FODA: UMA HISTÓRIA DE SUCESSO".

posted by JAK | 3:57 da tarde

 

Kafka revisited

"YOU are taken prisoner in Afghanistan, bound and gagged, flown to the other side of the world and then imprisoned for months in solitary confinement punctuated by interrogations during which you have no legal advice. Finally, you are told what is to be your fate: a trial before a panel of military officers. Your defence lawyer will also be a military officer, and anything you say to him can be recorded. Your trial might be held in secret. You might not be told all the evidence against you. You might be sentenced to death. If you are convicted, you can appeal, but only to yet another panel of military officers. Your ultimate right of appeal is not to a judge but to politicians who have already called everyone in the prison where you are held “killers” and the “worst of the worst”. Even if you are acquitted, or if your appeal against conviction succeeds, you might not go free. Instead you could be returned to your cell and held indefinitely as an “enemy combatant”."

InThe Economist

Será que se justificava uma incursão militar em Guantanamo de modo a fazer respeitar os direitos humanos(apesar do que os americanos e os Bush lovers pensam, os afegãos são seres humanos).

posted by JAK | 3:10 da tarde

 

Filhos da puta

Num post claramente enraivecido (à betinho, se me é permitido dizer) o Complot tem estas tiradas de génio:

"«Aqueles que sobram(os não betos)» não são apenas os «freaks, skin-heads, traficantes de drogas leves e intelectuais ecuménicos». Há mais. Mas todos se congregam num único grupo: os filhos de uma classe média sem identidade, cinzentona, sem valores, egoísta, materialista e mesquinha."

"Mas confesso: nem sequer me dei ao trabalho de classificar quem lá estava. À excepção dos meus amigos, todas as pessoas que encontro à noite são, no mínimo, desprezíveis."

Sem dúvida um liberal dos cinco costados. Basta ter uma camisa tommy e ficam todos iguais.

* Para quem não compreende o título do post, é apenas a designação que o complot atribui a todos os "não betos" grupo no qual eu me revejo. No seu acesso de birra, o complot atabalhoadamente insulta todos os que são diferentes e não fazem compras na Sacoor. Finaliza agora, no seu blog, com um post de puro exercício de vitimização. Lamentável.

posted by JAK | 2:50 da tarde

 

E continua
A nossa magistratura continua num processo de auto-destruição de toda e qualquer credibilidade. Indeferiram o pedido de escusa de um juiz que, segundo a comunicação social, desde logo considerou o deputado Paulo Pedroso "Guilty as charged". Ninguém tem coragem de pôr ordem nesta vergonha?

posted by JAK | 2:35 da tarde

 

Os tempos mudam
Quem diria que algum dia iríamos ver um torneiro comunista a ser bajulado pelos maiores reaccionários da praça portuguesa. Ao som de fado e tudo. Que beleza.

PS- Por falar em beleza, quem diz que um voto no BE é um voto perdido vejam as imagens do jantar de gala de ontem. Ela fica bem de vestido de noite preto.

posted by JAK | 2:14 da tarde

 

Como perpetuar ilegalidades O Ministro Morais Sarmento afirmou que seria impossível rever os salários dos administradores que ganham acima do que a lei permite. Eu não sou jurista, mas não é nulo um contracto efectuado em desrespeito da lei?

PS- Sou a favor da existência de ordenados nas empresas públicas ao nível dos privados, mas se o administrador da CGD ganha €25000 porque é que o administrador da República Portuguesa ganha apenas €6000. Terá menos responsabilidades?

posted by JAK | 11:38 da manhã

 

Sr. Prof. Canhoto
Na recente troca de lições de economia entre os Canhotos cruzes e Satyricon e os pseudo liberais LdE e Causídico, aconselho a leitura da lição do Prof cruzes que em menos 20 pontos que o Prof wanabe Miranda deita por terra a ideia que o mal da improdutividade portuguesa é a existência de sindicatos.

posted by JAK | 11:28 da manhã



quinta-feira, julho 10, 2003  

Como coelhos Mais um advogado acabadinho de sair do forno. A minha irmã acabou o curso. Parabéns maninha!

posted by JAK | 2:51 da tarde

 

Lomba dixit
Não concordava muitas vezes com o Pedro Lomba quando ele escrevia na Coluna. Agora que está mais floral, começo a apreciar o estilo. Diz ele no seu Jardim: "os líderes medíocres rodeiam-se de medíocres. ". Vejo o nosso governo, suspiro e espero por tempos melhores.

posted by JAK | 2:46 da tarde

 

Os liberais atacam Numa clara lógica de oferta e procura e da conjugação de interesses privados (que tanto agrada aos liberais), a mata de Sesimbra e o pinhal da Praia das Maçãs vão ser urbanizados. É a liberalização da construção em áreas protegidas após alterações descabidas dos PDM´s (para que é que servem ninguém sabe). Após uma luta renhida entre José Sócrates (sem dúvida o melhor ministro do ambiente que tivemos) e a criminosa autarquia de Sesimbra e dos construtores alemães, o processo estava arrumado. Mas com a subida a ministro de Isaltino "o suiço", todo o trabalho realizado na defesa do nosso património natural foi por terra. Que Neptuno arraste tudo para as profundezas do mar (no Algarve e noutros sitios já está a trabalhar).

posted by JAK | 10:39 da manhã

 

Paparazzi ao ataque A capa de hoje do 24H afirma que o Governo tenta esconder a doença que se abateu sobre Celeste Cardona. Este tipo de linha editorial tem passado ao lado dos jornais portugueses não entrando estes, por norma, na esfera privada de políticos e celebridades nacionais. Mas a vontade do povo fala mais alto e certa imprensa mais rasca, numa tentativa de atrair audiência ou tiragens, faz-se valer de tudo para lhes dar diariamente um pouco de piri-piri para temperarem as suas vidas. Onde estavam os níveis de audiência do jornal da TVI no tempo da Bárbara Guimarães? Apesar do excelente telejornal que era e da apresentadora, as suas audiências não conseguiam descolar do último lugar. Com a entrada de Moniz não foi só toda a programação que mudou (BB, AE, Eu Confesso entre outros), mas também toda a linha editorial dos seus telejornais. Do princípio ao fim é só desgraças de pessoas ou famílias inteiras que aguçam o nosso apetite voyeur. São os exclusivos, anunciados com pompa e circunstância, de notícias tão importantes como uma apreensão da PJ de 15 motas em Aveiro. Como dizem os bifes, "who gives a fuck"? Infelizmente muitas pessoas têm interesse neste tipo de notícias. E quando dos famosos do JET 7 nacional já foi tudo espremido, os tubarões viram-se para os políticos que, quando não estão em eleições ou excepto o PSL, não deixam os órgãos de comunicação social entrar no seu espaço privado. Temo que com o tempo se farão capas com títulos ridículos como " Santana corta o cabelo" ou "A vida sexual dos ministros portugueses" e que estas serão recordistas de vendas.

posted by JAK | 9:57 da manhã



quarta-feira, julho 09, 2003  

G.W.Bush em conferência de imprensa

Q: Mr. President. Do you regret that your State of the Union accusation that Iraq was trying to buy nuclear materials in Africa is now fueling charges that you and Prime Minister Blair misled the public?...

PRESIDENT BUSH: ...there is no doubt in my mind that Saddam Hussein was a threat to the world peace. And there's no doubt in my mind that the United States, along with allies and friends, did the right thing in removing him from power. And there's no doubt in my mind, when it's all said and done, the facts will show the world the truth. There's absolutely no doubt in my mind. And so there's going to be a lot of attempts to try to rewrite history, and I can understand that. But I am absolutely confident in the decision I made.


There is no doubt in his mind or any mind at all.

posted by JAK | 4:45 da tarde

 

Um tostão para o Stº António Aumentam as custas judiciais. Mais uma reforma deste governo para reduzir o número de processos em lista de espera. Com reformas destas é fácil reduzir tudo.

posted by JAK | 3:46 da tarde

 

Justiça das bananas. Mais uma vez o conteúdo de uma escuta telefónica realizada pela P"incompetência"J sai na primeira página de um jornal. Até quando se vai manter esta balbúrdia na justiça portuguesa?

posted by JAK | 2:19 da tarde



segunda-feira, julho 07, 2003  

Vergonha nacional. Não se comprende como é que o conteúdo de uma escuta a um deputado nacional, ou a qualquer pessoa, sai transcrita num semanário sem ninguém falar nisso. É de lamentar duas coisas distintas. Em primeiro, o estado de podridão a que chegou a nossa magistratura. Num claro concurso de medição de pilas, não se roga em quebrar o segredo de justiça quando lhe convém, prejudicando quem lhe convém. Em segundo, pela facilidade com que os jornais publicam essas fugas de informação. Se é segredo de justiça, nem os jornais deveriam poder publicar o que certos cróias lhes fornecem de forma criminal. É necessário acabar de uma vez por todas com estas vergonhas. Duvido é que que alguém queira.

posted by JAK | 3:51 da tarde

 

Sem fim Nelas não liga nenhuma a Canas e por isso fez-se o concelho de Canas. Canas não vai ligar nenhuma a Aguieira por isso deve estar para breve a subida do lugar da Aguieira a concelho. Já agora, vamos pisar mais uma vez na lei e constituição e subir todas as freguesias a concelho para ganhar alguns votos mais.

posted by JAK | 3:18 da tarde

 

Gostava de conhecer um liberal pobre (contam os pobres felixianos). Se conhece alguém que estranhamente possua estes dois atributos em simultâneo é favor contactar a direcção deste blogue. Se no decorrer da busca der de caras com as armas de destruição em massa iraquianas, consulte imediatamente o seu médico de família

Cordialmente

JAK

posted by JAK | 10:31 da manhã

 

Disse ou não disse? Se as primeiras declarações de Nogueira Pinto poderiam apenas ciar a suspeita da existência de telhados de vidro na casa de Paulo Portas as seguintes, proferidas pelo próprio, vêm confirmá-los.

posted by JAK | 10:16 da manhã



domingo, julho 06, 2003  

Paulo Haider Como bom representante da extrema-direita portuguesa que é, Paulo Portas diz que com o desemprego a aumentar as quotas da imigração deveriam baixar. A culpa do desemprego deve ser dos pedreiros africanos e ucranianos que vêm roubar o trabalhinho ao Zé e à Maria. Que tal diminuir as lista de espera não admitindo mais doentes nos nossos hospitais?

posted by JAK | 7:56 da tarde

 

Manuel Coperfield Barroso

1- Desemprego a aumentar
2- Confiança a mínimos históricos
3-Recessão económica
4-Consumo público e privado em queda
5-Investimento público e privado em queda
6-Impostos a aumentar
7-Listas de espera continuam
8-Reformas só no papel ou no TC
9-Contas públicas em descontrole
10-20% de pobres(medidos com padões europeus)
11-Política cultural, Qual?
12-Política para a investigação ciêntifica

Não sei qual era o país do qual o Durão Barroso falava na AR mas não era o nosso com certeza. Como os números não mentem, não é por ele mentir claramente no debate da nação que o país fica melhor. Foi vergonhoso o discurso do PM.

posted by JAK | 7:53 da tarde

 

Alarmismo Vejo agora na RTP que o povo acha mais grave um crime de pedófilia que um de homicídio. O Granja, no seguimento deste raciocínio, mais valia estar morto. Ainda na mesma sondagem, mais de 30% acha que nestes tipos de crimes a pena de morte é adequada. No mínimo preocupante.

posted by JAK | 7:31 da tarde



sexta-feira, julho 04, 2003  

Berlusconi dixit . "I have added that if anybody interpreted what was meant as an ironic joke as damage to a deep feeling of a country, I was very sorry," he continued. "But I have not apologized."
Como é que se pede desculpas em inglês?

posted by JAK | 3:43 da tarde

 

Lápis Azul II Link para os relatórios da Freedom House sobre liberdade de imprensa no mundo inteiro. A ler com atenção. (Via Tiago Tibúrcio; País Relativo)

posted by JAK | 11:21 da manhã



quinta-feira, julho 03, 2003  

Com o mal dos outros posso eu bem O Aviz, após ler o meu post, saltou rapidamente em defesa do Estado de Israel. Afirma ele que "nem nos piores momentos os jornalistas da BBC ou de qualquer cadeia de televisão foram impedidos de fazer o seu trabalho, quer nas cidades de Israel quer nas instalações militares (como em Termit, Raffah, por exemplo). Talvez fosse bom perguntar se os jornalistas têm liberdade de movimentos nas áreas controladas pela Autoridade Palestiniana e quantos foram já impedidos de entrar nessas zonas".

Vários jornalistas foram já proibidos, não de entrar em Israel, mas de entrar nos territórios ocupados. Isto acontece sempre por uma pretensa preocupação do Tzahal pelo bem estar dos jornalistas. Acrescento ainda que, para mim, a pressão sobre órgãos de comunicação social é uma forma inaceitável de limitar a liberdade de informação bem como o dificultar o acesso de jornalistas a um visto para Israel. Em relação à falta de liberdade de informação nos territórios controlados pela AP ninguém discute. Mas também não se diz que lá existe um Governo democrático em funções.

posted by JAK | 4:16 da tarde

 

Fonte de inspiração Fui investigar onde é que o Valete de Fratres ia buscar tanta informação reaccionária e tendenciosa. Mal cheguei à sua fonte dei de caras com esta petição: "Help David Expose The Leftist Campaign to Control America's Young Minds". Eu já devo estar na Lista Negra da CIA.

posted by JAK | 2:07 da tarde

 

Ainda a diferença entre a esquerda e a direita

Muito gosta a direita portuguesa de se insurgir com a ideia que o social é monopólio da esquerda. Li isto no Liberdade de Expressão e fiquei esclarecido.

(...)E sendo assim, nenhuma autoridade central poderá alguma vez declarar que a sopa da Maria Esfomeada é mais importante que o ferrari do Manuel Gordo.(...)

posted by JAK | 1:43 da tarde

 

Democracia e direitos humanos em Israel
MEMÓRIA

(...)Mordechai Vanunu está a cumprir uma pena de 18 anos de prisão, 11 dos quais em solitária, a que foi condenado por espionagem, em 1986. Cidadão israelita e técnico na central nuclear de Dimona, deu a conhecer ao mundo, através do jornal Sunday Times, a capacidade nuclear de Israel. Quando a Mossad (serviços secretos israelitas) desconfiou, atraiu-o (de Londres) a Roma, raptou-o, levando-o em segredo para Israel, onde foi julgado à porta fechada. Adoptado pela Aministia Internacional como preso de consciência, Vanunu tem um sonho, cuja concretização lhe é negada pela lei israelita, e que ainda vem dos tempos do Mandato Britânico (anterior a 1948): deixar o país após cumprir a pena.(...)

in DN

posted by JAK | 11:34 da manhã

 

E vão 3 O Linhas de Esquerda já deve aparecer no cu da página do Abrupto. Estou feliiiiz

posted by JAK | 11:24 da manhã

 

Será que serve Quando O seu protegido Berlusconi apelida os deputados europeus de "turistas da democracia" também se refere aos nossos deputados europeus e ao nosso camarada bloguista? Gostaria de ver um post de JPP sobre o assunto.

posted by JAK | 11:23 da manhã

 

Tipical O JPP e a generalidade dos blogues de direita sairam imediatamente em defesa do auto-proclamado paladino da direita liberal mundial, Berlusconi. Defender de forma aberta ou escamoteada uma pessoa como Berlusconi é uma vergonha para eles próprios e para a democracia que defendem. Concordo que quem o atacou em pleno PE não o deveria ter feito. Existem outros lugares e alturas para o fazer. Concordo que acusá-lo de Padrinho é igualmente um insulto mas, concordando neste ponto com o JPP, ele como presidente da UE tem outras responsabilidades e não pode cair nessa linha de argumentação insultuosa. Agora tentar colar o caso Berlusconi ao caso Chirac e a outros casos de corrupção é uma vergonha. Por uma razão apenas. Nem Chirac, nem ninguém que conheço, alterou a lei de forma tão vulgar de modo a não ser julgado pela justiça. Não duvido que se pudesse não o tivesse feito, mas a verdade é que não o fez. Deveria ter sido com tristeza que a direita deveria ter recebido Berlusconi no PE e não com ataques à esquerda por se emiscuirem na política interna italiana. Tendo o Berlusconi como presidente da UE não teremos todos legitimidade para tal?

PS1-O Valete de Fratres referiu-se no seu bloguezão ao meu "bloguezito" como sendo ligado ao PS e como tendo-o chamado de Nazi. Este é um blogue tão ligado ao PS como ao Benfica, ao BES, ao ACP ou ao OK Teleseguro que são outros dos cartões que tenho na carteira. Em relação ao segundo ponto, já escrevi o que tinha a escrever mas comprendo,pela internacionalização do seu blogue, que talvez não tenha percebido o que escrevi.

posted by JAK | 11:06 da manhã

 

Sacanas Ao beber o meu café matinal no tasco da esquina, leio o jornal sempre disponível por esses lados, o Correio da Manhã. Na coluna do leitores vem uma imagem elucidativa sobre a vergonha que são os procedimentos da Emel e a impunidade que lhes está reservada. Todas as razões que levaram ao seu nascimento estão enterradas por baixo dos milhões que fazem todos os anos à custa dos lisboetas.

posted by JAK | 10:14 da manhã



quarta-feira, julho 02, 2003  

Lápis Azul Israel decide cortar relações com a BBC e promete dificultar sempre o trabalho dos seus jornalistas. Nada de novo no reino de David. Quando faziam as incursões pela Palestina eram todas as televisões. Já
se vê avanços na liberdade de imprensa em Israel.

posted by JAK | 4:24 da tarde

 

Il Capo Se é para termos Berlusconis à frente da UE que venha de lá o federalismo à l´americana.

posted by JAK | 4:07 da tarde

 

Afinal quem manda no Iraque Descobri hoje no Público que quem manda no Iraque não são obviamente o Iraquianos nem os EUA mas sim as construtoras civis. A Secil já faz parte da futura assembleia constituinte do Iraque. Talvez a TD ou a Somague a sigam no mundo da política internacional. A oposição deverá ser constituida pela Texaco, Esso e outras tais.

posted by JAK | 4:04 da tarde

 

As terras não se medem aos títulos Ninguém em Canas de Senhorim sabe para que é que serve subir a concelho mas se Nelas é concelho e o sentido é para cima eles também querem ser! Benfica tem mais 40000 habitantes que o novo concelho dos carroceiros de Canas Senhorim. Benfica a concelho já!

posted by JAK | 3:58 da tarde



terça-feira, julho 01, 2003  

Ainda sobre As teias que a Nike tece À questão se os boicotes às multinacionais resultam ou não, penso que Adam Smith explica bem porque é que resultam. "It is not from the benevolence of the butcher, the brewer, or the baker, that we expect our dinner, but from their regard to their own interest. We address ourselves, not to their humanity but to their self-love, and never talk to them of our necessities but of their advantages."

posted by JAK | 2:28 da tarde

 

O que é liberal é bom é, será? O artigo ao qual eu me referi em primeiro lugar era efectivamente de 2001. Esse artigo relatava um estudo efectuado pela Nike às condições de trabalho nas suas fábricas licenciadas em países do terceiro mundo. Como era esperado, excepto pela Nike, o que encontraram eram verdadeiras casinhas de horror. O artigo que veio substituir este já é de 2002. Este relata uma reportagem efectuada pela BBC, um ano depois do estudo da Nike, às mesmas fábricas que tinham sido objecto do estudo anterior. Os resultados foram os esperados. Tudo na mesma. Passando à argumentação:

1- Eu não advogo que a Nike (ou qualquer multinacional) deva pagar a um vietnamita o mesmo que paga a um americano ou até a um indiano.

2- Eu não advogo que a Nike é prejudicial para as economias dos países subdesenvolvidos onde opera.

3- Eu não advogo a caridade da Nike para as populações desses países, mas também não aceito que a Nike se tente vender dessa maneira.

4- Eu acredito que as condições de vida desses trabalhadores não tenham melhorado substancialmente pelo facto de trabalharem para uma multinacional.

O motivo dos meus posts é para alertar sobre a brutalidade das condições de trabalho nas fábricas dos países do terceiro mundo e para a cumplicidade das multinacionais para a continuação desses abusos.
O argumento, que os liberais tanto defendem, que eles assim estão melhores, a mim não me convence por várias razões. Primeiro, porque isso nem sempre é verdade. Segundo, porque se eu defendo o cumprimento da carta dos direitos humanos em Portugal defendo-a em todo o mundo e não só quando me dá jeito ou é fácil fazê-lo. Terceiro, porque não podemos relativizar direitos humanos e condições de vida. Esta linha de argumentação é fácil e caímos sempre naqueles jogos estúpidos de o que é que é pior que.

É nosso dever, e temos esse poder como já se viu, de exigir que a conduta das multinacionais nos países subdesenvolvidos sejam as mesmas que são seguidas no ocidente. Os boicotes, às multinacionais que não respeitem os direitos humanos, por parte dos consumidores não vão prejudicar os países onde estas estão instaladas pela simples razão que é difícil encontrar países mais pobres para onde deslocalizar e é certamente mais barato alterar as condições de trabalho numa fábrica do que transferi-la para outro país. Just do it

PS1- Eu licenciei-me no ninho do liberalismo económico em Portugal. Portanto, eu sei o que é que defende um liberal e felizmente a doutrina do egoísmo não me convenceu.

PS2- Quero agradecer ao Luis Tibúrcio, um expert na área do desenvolvimento económico, pelo seu coment didáctico e para desafiá-lo para desta vez escrever um post sobre o assunto.

posted by JAK | 11:42 da manhã

 

Jacinta A quem não arranjou convites para o concerto de ontem, a minha simpatia. Um mulherão. 1,80 de talento. Pena é, que tudo seria diferente se não tivesse gravado para a Blue Note. Alguém a teria ido ouvir se ela tivesse gravado pela Som Livre?

posted by JAK | 11:30 da manhã

 

Sou europeu? Por vezes o meu espírito europeu esmorece. Hoje é um dia triste para todos nós. Hoje toma posse il capo di tuti capo.

posted by JAK | 11:11 da manhã

 

Inspectores para os EUA já! São estas notícias que me metem medo.

posted by JAK | 11:07 da manhã

archives
links