Linhas de Esquerda
O blog da "resistence" ao poder estabelecido, "Fachó-Chic"


terça-feira, setembro 30, 2003  

Quem quer escândalos?

A TVI, inconformada por não ter descoberto o escândalo que destronou o da Casa Pia, teve de inventar uns. Era ver ontem à noite os inúmeros repórteres espalhados pelo país a caçarem bombeiros corruptos. Que eu tivesse visto foram dois. Depois mudei de canal. Os bravos da TVI descobriram que havia bombeiros que vendiam extintores à própria corporação e a toda a cidade. A grande Manuela disse ainda que este escândalo fazia o escândalo do héli de Lamego parecer um roubo de crianças. Chamou-lhe mesmo “o negócio do fogo”. Marcha contra a corrupção nos bombeiros já!

posted by JAK | 10:52 da manhã



segunda-feira, setembro 29, 2003  

Porque não quero ver Lisboa a Arder

Pelo seu esforço na preservação da cidade que eu mais amo, o verdadeiro servidor público vai passar a ter link ao lado. Desculpas pela demora.

posted by JAK | 7:45 da tarde

 

Uma já está

Para quando o regresso desta ovelha tresmalhada

posted by JAK | 4:27 da tarde

 

Marcha quê

Abraços falsos. Apupos desnecessários. O povo em alvoroço. Um juiz feito sherif. Advogados feitos criminosos. Antes uma flash mob do que uma ungry mob.

posted by JAK | 11:26 da manhã

 

Rita que de Ferro só tem o nome

Como eu a compreendo. Só não consigo é escrevê-lo desta maneira. E em vez de filha é a minha sobrinha, a Magosha.

posted by JAK | 10:42 da manhã



sexta-feira, setembro 26, 2003  

Gianfranco Fini É Um dos Convidados


E depois toma chá com Le pen.

posted by JAK | 2:55 da tarde

 

Vida de fugareiro

Como não conseguem chular os estrangeiros o suficiente e por vezes apanham alguém que é quase vizinho do aeroporto, os tão "amados" fogareiros querem implementar uma taxa suplementar de €7,30 para compensar o tempo de espera. O argumento é que assim ficamos com um serviço de maior qualidade.????? Porque é que o serviço fica melhor ninguém sabe. Houve um que à TSF ainda disse que ficaria melhor pois a atitude dos taxistas iria mudar. Grande lata. Alguém obriga a estarem mais de 100 fugas em fila de espera no aeroporto a ver a quem é que sai a sorte grande e apanha um turista para o Algarve. Só a sua própria ganância.

posted by JAK | 9:25 da manhã



quinta-feira, setembro 25, 2003  

Okupado

O que será que aconteceu ao muitomentiroso? The plot thikness!

posted by JAK | 1:55 da tarde

 

Frase do dia

"O Estado Providência é muito mais agitado em baixo do que se pensa em cima."

in Abrupto

Claro que JPP sabe perfeitamente como se vive lá em baixo. Claro que não haveriam "lá em baixos" se não houvesse estado de providência. Sem o estado de providência não haveria listas nas escolas de jovens carenciados, mas sim listas de operários em uma qualquer fábrica mal cheirosa. Se querem atacar o estado de providência este não é o caminho.

posted by JAK | 10:34 da manhã

 

Novo Link

O Cão de Guarda tem lugar a Link na coluna da direita também por causa deste post

posted by JAK | 10:24 da manhã

 

Puro esquecimento
O Valete, na sua intensa procura de uma justificação para a conquista do Iraque, esqueceu-se de mais uma prova do esforço dos EUA na reconstrução da sociedade iraquiana. Não só os oleodutos bombeiam óleo, não só os aquedutos bombeiam água mas também os próprios iraquianos começaram a bombear. É que já estão em funcionamento os cinemas pornográficos. Onde está a Star and Stripes quando preciso de fazer uma continênciazinha.

posted by JAK | 9:37 da manhã

 

Amordaçados

Os diversos discursos nas Nações Unidas, por parte dos Busherristas, foram todos no sentido de criticar quem critica e afirmar que agora não é o momento para discutir mas sim para nos unirmos para a reconstrução do Iraque. Eu pergunto-me: no pós- 11 de Setembro não era altura para perguntar mas sim para nos unirmo-nos, no pré-golfo não era altura para discutir mas sim de agir, no durante o Golfo não era altura para informar mas sim para apoiar, no pós-golfo não é altura de criticar mas sim de ajudar, então quando é que podemos criticar? No pós - Irão? No pós - Síria? No pós -...........

posted by JAK | 9:27 da manhã



quarta-feira, setembro 24, 2003  

Espanto?

Os padres não querem mais as meninas a ajudarem nas homilias. Os meninos de coro vão ser os escolhidos. Dizem as más-línguas que foi o lobby americano que forçou a adopção destas medidas por parte do Vaticano. Devem ter dinheiro a mais e querem gastá-lo em mais umas indemnizações.

posted by JAK | 4:16 da tarde

 

Instrutivo

Link feito através do Ponto Média para este site.

posted by JAK | 11:40 da manhã

 

.A patetice continua

O Sr. Flopes afirmou ontem na SIC que as afirmações de JPP foram feitas devido a ignorância. É verdade. Desconhecia por exemplo que o Flopes gasta 1% do valor da obra a publicitá-la. Imagine-se se a minha empregada gastasse isso cada vez que me enrola um par de meias. É impressionante as figuras patéticas que um homem adulto é capaz de fazer.

posted by JAK | 9:50 da manhã



terça-feira, setembro 23, 2003  

Mais uma para a fogueira

O Mata Mouros salta em defesa de Helena de Matos contra os ataques do Barnabé e o Terras do Nunca. Devo concordar com estes dois últimos. A razão prende-se essencialmente com a pobreza dos seus argumentos. Apesar de serem muito apelativos a quem gosta de quezílias, não acrescenta nada a qualquer discussão mais séria com pés e cabeça. Penso que a jornalista retirou alguns maus exemplos da blogosfera, extremando as suas posições, eliminando desse modo qualquer hipótese de iniciar um diálogo construtivo e enriquecedor. É pena.

posted by JAK | 4:12 da tarde

 

Cartas de amor

Quando li no DN que Durão tinha recebido uma carta de Bush pensei por um momento que lhe enviava as provas da posse de armas de destruição massiva por parte do Iraque que Durão jura a pés juntos que viu. Enganei-me. Same old bla bla bla.

posted by JAK | 9:52 da manhã



segunda-feira, setembro 22, 2003  

Segmento de bola.

Bom jogo de bola ontem à noite. Benfica a surpreender, o Porto a aproveitar os erros do Benfica para marcar e os do árbitro para cacetar. Mas a vitória foi merecida e o famoso "devíamos ter ganho mas não tivemos sorte" não pega. Quem oferece dois golos daqueles não precisa de sorte, precisa de cabeça a jogar. Apesar de tudo fiquei feliz com o meu Benfica e até com o Miguel, MVP de muitos jogos do ano passado para cá.
Dois apontamentos: O Sporting demasiadas vezes e todas por vezes, sem excepção queixam-se da arbitagem. Depois de levar um banho de bola do MOREIRENSE queixa-se de ter sido roubado. Se marcassem dois ou três já não teriam esse problema. Ponham-se a jogar e falem menos.

PS – O supra sumo do ressabianço é os tripeiros serem primeiro anti-lampiões e só depois tripeiros. Gosto disso. Quero ver quantos benfiquistas vão ao aeroporto esperar o Partizan. Eh eh eh

posted by JAK | 1:25 da tarde

 

É de homem

Já não é a primeira vez que leio uma notícia assim. Vindo do coração ou da estratégia empresarial, doar uma quantidade daquelas é sempre impressionante e de louvar. Talvez seja merecido ser o homem mais rico do mundo. Um exemplo a seguir por cá pelos nossos milionários, em vez se estarem sempre a mandar bitaites sobre a falta de empenho do governo em despedir pessoas.

posted by JAK | 9:25 da manhã



quinta-feira, setembro 18, 2003  

Violência policial? Onde?

Ao ver na TVI uma notícia sobre um assalto falhado a uma carrinha blindada reparo numa coisa que, como não ouvi falar sobre isso, devo ter sido o único a ver ou a querer ver. O assaltante (não digo presumível pois foi apanhado em flagrante) quando ia, algemado, a ser direccionado para o carro da PJ ainda teve tempo de levar uns tantos pontapés na boca e outras tantas joelhadas e socos pelos populares e .... pela própria PJ. Os repórteres da TVI devem ser insensíveis aos actos de violência gratuita. Eu até compreendo. É que são tantas as notícias violentas daquela estação!

PS- Quem vier com as bocas reaccionárias do costume que a esquerda está sempre do lado dos bandidos, pode ir dar uma volta ao blogue do TELLEZ que eu não tenho paciência!

posted by JAK | 1:55 da tarde



terça-feira, setembro 16, 2003  

Por uma vez

Eu quase nunca concordo com Pacheco Pereira. Quase nunca já seria bom, nunca aconteceu. Até anteontem. Gosto de ver políticos com integridade e honra. Políticos que não se vendem para conseguir este ou aquele lugar. Acredito que mesmo que o seu nome não tivesse sido riscado para cabeça de lista para o PE há já algum tempo, JPP manteria todas as suas afirmações. Haja um. Por tudo isto posso discordar de muito do que ele diz, mas terá sempre o meu respeito mais sincero.

PS - Patéticas as declarações do Pires de Lima. É triste o discurso de quem não tem meios para argumentar.

posted by JAK | 10:50 da manhã



sábado, setembro 13, 2003  

Muito mentirosa

Alguém ainda acredita em tudo o que escreve a Cabrita? Com esta imaginação toda só mesmo o Muito Mentiroso com teorias muito mais interesantes.

posted by JAK | 2:50 da tarde



sexta-feira, setembro 12, 2003  

Ainda em relação a esse Tellez.

Já estou a imaginar as alcunhas que ele mete nas empregadas domésticas: Estaline, Poll Pot, Ho Chi Min, Hitler, Mussolini.... O ditador não engana!

posted by JAK | 5:09 da tarde

 

Elas andam ai

Esta maravilhosa prosa, escrita por um tal Tellez, em resposta ao Statler que, creio, precipitadamente o defendeu do mais certeiro Tchernobyl arrepiou-me os pêlos da nuca. O Tellez no meio de alguns dos argumentos mais estúpidos que alguma vez já ouvi na defesa da ditadura de Pinochet escreve: "Quanto aos "crimes" da ditadura militar (que na verdade deveriam ser classificados como medidas higiénicas), os detractores de Pinochet deveriam ser menos hipócritas e contar QUEM foram as tais "vítimas" da brutalidade militar. Por que não dizem que eram guerrilheiros e terroristas?"
Revisionismo e nagacionismo é isto mesmo meus senhores. Para este sujeito; apenas um belo manguito.

PS - Será que o Statler mantém o que disse?

posted by JAK | 4:27 da tarde



quinta-feira, setembro 11, 2003  

Pensamentos do dia

Torres Gémeas;

Allende(porque esquecer, como uns o fazem, é insultuoso para os que morreram);

David Appelbaume a sua filha Nava, morreu na terça em Jerusalém, casava na quarta;

Anna Lindh, Ministra Sueca;

Um dia cheio, cheio de medos, incertezas e inseguranças e a esperança de dias e homens melhores.

posted by JAK | 9:13 da manhã

 

Uns atrás dos outros

O Pedro Mexia escreve coisas como "Aqui fica a previsão: na quinta-feira, 11 de Setembro, a esquerda vai assobiar para o ar e evocar o Chile." Por mais que se tenha tentado justificar, o que está dito, dito está. De lamentar como as discussões na blogosfera por vezes tocam o fundo. E ainda fala ele da forma insultuosa como a Ana Sá Lopes reagiu a esta barbaridade. Lamentável.

PS - Gostaria de saber como é que o PM aplaude apenas com uma mão?

posted by JAK | 1:34 da manhã



quarta-feira, setembro 10, 2003  

Perguntar não ofende

Porque razão se fala tanto das cassetes distribuidas pela FENPROF às escolas. Eram apenas cinco minutos de dupla penetração(so says o Correio da Manhã) realizadas por dois manganões e uma pobre rapariga. Ainda mais, cópias do defunto Canal 18. Foi há 4 anos e as responsabilidades já foram aferidas. Porquê todo o alarido. E o caso afunda cada vez mais.

posted by JAK | 4:26 da tarde



terça-feira, setembro 09, 2003  

The big comedian

Ainda esta semana o Expresso tecia largos elogios ao discurso de Durão Barroso em Caminha. Um discurso optimista, um discurso responsável, um discurso de futuro. Tinham de vir as contas do PIB para estragar o festival laranja. Ouvi dizer que a SIC Radical ia apostar forte na comédia com o Gato Fedorento. Que tal um programa intitulado o Cherne vai nu? É que em Portugal só mesmo ele e o LD é que vêem a retoma da economia.

posted by JAK | 3:01 da tarde



segunda-feira, setembro 08, 2003  

Moralista conservador, moi?

Em resposta a este post do Catalaxia:

Caro Rui

De conservador já me apelidaram agora de moralista? Mas passemos ao que interessa. Em primeiro gostaria de saber qual a igreja que frequenta onde a homossexualidade não é condenada? Até no seu último post o volta a reafirmar. Nunca ouvi nenhum padre (sem ser os que vão cantar ao Herman SIC) a afirmar tal coisa. Eu também o considero de mau gosto mas por essas e por outras é que dou o crédito que dou à Igreja Católica. Segundo, a razão do meu post prende-se com o facto de o Rui reservar a defesa do aborto, da família, e da moral católica aos heterossexuais. Não poderá um homossexual defender esses mesmos princípios mesmo falhando num ou noutro. A aqui volto a bater na mesma tecla. Será que todos os democratas cristãos obedecem em pleno aos dez mandamentos ou que nunca cometeram um pecado capital. Se a sua resposta for sim, então estamos conversados. Se for não, explique-me em que é que um pecador é melhor que o outro?

PS - Em relação às declarações desse senhor espanhol estou plenamente de acordo com o Rui. Só tenho pena de ainda não ter sido posto a andar.

posted by JAK | 10:14 da manhã



sexta-feira, setembro 05, 2003  

O apedrejamento

Leio no Catalaxia: "As opções sexuais são, obviamente, escolhas individuais e devem, por isso, resguardar-se na intimidade de cada um.
Contudo, ressalvando este pressuposto, e aceitando até que nos partidos de direita europeus começam a generalizar-se algumas lideranças deste tipo, confesso que me custa a aceitar que seja possível apelar aos valores tradicionais desses partidos - a família, a moral cristã e católica, a recusa do aborto, etc. - e, depois, na privacidade, ter um comportamento sexual que colide, julgo eu, com a essência desses valores?.


Com certeza que o Catalaxia não ouviu a parte do ?quem nunca pecou?. Apenas o ?atire a primeira pedra.? Gosto de saber que ainda há pessoas assim no mundo. Tão pias.

posted by JAK | 4:00 da tarde

 

"Espero Que Israel Mude a Sua Política Antes Que Uma Terrível Catástrofe Aconteça"

Para ler e esperar por mais no Domingo.

posted by JAK | 1:59 da tarde

 

Compreender o injustificável e aprender com a história II?

Penso que escrevo tarde este post. Pelo que vejo, a ideia patética já alastrou pela fachó-esfera. É vê-los todos contentes por terem mais uns compadres com quem dizer mal da Esquerda. Falo da ideia reanimada recentemente pelo João Miguel Tavares, nesse?bastião da esquerda? (esta é outra discussão) que é o DN, que a Esquerda só tem lágrimas de crocodilo para o atentado de 11 de Setembro e por isso muitos ditos esquerdistas se mudaram para a direita. Como esta questão já foi abordada em post anterior fiquemo-nos pelo croco. Eu vi em directo o segundo avião. Eu senti o horror daquelas imagens brutais. Eu senti o medo da incerteza do alvo seguinte. Eu que tinha estado lá um ano antes, mais do que quem nunca lá esteve, senti o pânico que as pessoas deviam estar a sentir. Ainda no fds passado, ao subir à tour Montparnasse em Paris não consegui deixar de pensar no sentimento de impotência e desespero de quem lá estava em cima. Essa comigo não pega meus amigos.
Um acto vil e desumano como esse nunca é justificável. No entanto não impede que se tente explicar o porquê de tal barbaridade. O que leva homens com mulheres, filhos e família a cometerem tal atrocidade. Por mais estúpida que seja existe sempre uma explicação, mesmo do injustificável.
E o Próprio JMT explica porquê, mesmo não sabendo que o está a fazer. A menção ao holocausto esvazia de sentido todo o seu artigo. A compreensão das causas da ascensão do fascismo na Europa levou a que no final da segunda guerra os Aliados não cometessem os mesmos erros que cometeram em Versalhes e que a ocupação do Iraque esteja a ser feita nos moldes em que se está a fazer( a próxima ocupação será com certeza diferente). Esta é a razão porque a esquerda progressista (excluindo os radicas e outros tantos) tenta obter explicações sobre os porquês de toda esta barbaridade ao invés da direita conservadora que prefere a politica do ?shoot first ask later?. E o mundo continua o mesmo e tão inseguro como antes.

posted by JAK | 11:47 da manhã



quinta-feira, setembro 04, 2003  

Compreender o injustificável e aprender com a história I?

A minha leitura matinal do Aviz levou-me ao Voz do Deserto. Ao "folhear" o seu blogue deparei-me com um post curioso que me levou a um outro ainda mais curioso. O post ?Acerca do ?Segundo parágrafo? remete para um artigo de opinião de João Miguel Tavares. Fui até lá porque faz-me sempre confusão e fico sempre curioso com as mudanças da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Para mim é como mudar do Benfica para o Sporting. Ainda mais quando a razão de tão radical mudança pouco tem a ver com o que, penso eu , divide a esquerda da direita. Analisando primeiro esta questão e depois o conteúdo do texto, penso que quem mudou de orientação politica por causa do que foi escrito no pós-11 Setembro não foi certamente alguma vez de esquerda. O ser de esquerda é acima de tudo uma questão de politica interna e de valores e não de politica externa. O comentador permanente do Linhas (Real) mostrou-me isso mesmo. Os campos políticos não são rígidos e existem dentro de bandas móveis. Mas existindo bandas existe sempre um centro que é a razão de sermos de esquerda ou de direita. Saltar de banda em banda é para mim uma falta de honestidade intelectual e falta de carácter. Chamem-me de ingénuo.

PS - Comentário ao artigo de JMTavares quando tiver mais tempo.


posted by JAK | 11:05 da manhã

 

I have a dream

Ontem sonhei que era um expert em informática e o Linhas tinha outra vez comments e as letras não se alteravam cada vez que fazia re-publish. Hoje acordei e......bardamerda, tudo na mesma.

posted by JAK | 9:22 da manhã



quarta-feira, setembro 03, 2003  

O Luis Delgado não deve ter lido isto

Tanto esforço, tanta alienação de património, tantas pessoas desempregadas para quê?

posted by JAK | 4:36 da tarde

 

A César o que é de César a Santana tudo!

Existem pessoas narcisistas e há o Santana Lopes. Na rua onde trabalho foi remodelado o pavimento da estrada. Dias e dias de obras. A Câmara de Lisboa correndo o risco de alguém não ter visto tamanha obra coloca um imenso cartaz dizendo ? Não sei se reparou mas a Columbano tem um novo Pavimento?. Senhor Presidente, REPARÁMOS TODOS. Pare de gastar o nosso dinheiro na sua pré-campanha a PR! Imaginem a poluição visual em Lisboa se ele resolver atirar-nos aos olhos todos os buraco que porventura tapar. Mas Santana Lopes não fica só com os louros de obra própria. Ele quer ser reconhecido por tudo o que é feito em Lisboa. Quem passa no Camões não deixa de ver um imenso painel que tapa o edifício dos CTT. No painel vem escrito em letras 1200000 ARIAL que a câmara vai fazer dali uma Lisboa mais bonita. Em menos 10000 ARIAL vem que a obra é particular. A próxima vez que o meu prédio for pintado já sei a quem pedir um patrocínio.

posted by JAK | 2:53 da tarde

 

Primeiro dia de blogosfera e retiro:

1-O Aviz continua a ser o melhor blogue da actualidade. A sua ponderação, inteligência e criatividade são para mim um exemplo.

2-O Pacheco Pereira continua na mesma. Depois de já ter defendido a instauração de ditaduras militares como a melhor forma de se alcançar a via democrática nos paises árabes (tentando defender a sua posição em relação à ocupação americana do Iraque) vem agora alertar para o crescente controle dos média pelas forças ocultas da esquerda portuguesa(será que só lê o “Le Monde Diplomátique”?). O grave não é a teoria da conspiração que escreve. O grave é o raciocínio pelo qual chega a tais conclusões. Pacheco Pereira argumenta perguntando-nos como é que é possível os média e a sociedade em geral não terem as mesmas preocupações com um bando de hooligans saqueadores(que se aproveita da organização de manifestações pacificas por causas nobres para cometerem actos bárbaros), que têm com uma arruaça ou uma manifestação neo-nazi onde se mata pela cor e se apela aos sentimentos mais reles que um homem pode ter. Tristemente patético.

3-O Valete para além de continuar a voz das patetices que se escreve na América agora faz campanha pelo pateta mor

4-O Jaquizinho é um fotógrafo do caraças e faz de Tavira uma terra ainda mais bonita.

5-Começou a debandada da blogosfera.

6-A blogosfera continua e eu também.

posted by JAK | 11:41 da manhã

 

O regresso

Depois de umas curtas férias laborais e umas não tão longas férias criativas, estou de volta. A semaninha do Algarve aliada à calma citadina de Tavira fez de mim um novo homem. Esta reentré não vai ser em força pois isto de fazer um blogue sozinho e a trabalhar não é fácil. Mas a resistência, nunca tanto como agora, tem de continuar.
Vamos a isso.

posted by JAK | 11:37 da manhã

archives
links